domingo, 2 de março de 2014

Escolas campeãs entram na avenida

 neste domingo

  • Três agremiações consideradas favoritas desfilam em sequência: Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor
  •  
Publicado:
Atualizado:

No barracão da Beija-Flor, os preparativos para o desfile deste domingo
Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
No barracão da Beija-Flor, os preparativos para o desfile deste domingo Roberto Moreyra / Agência O Globo


RIO - No mundo do samba, não são muitos os casos de escolas campeãs desfilando no domingo de carnaval. Mas a partir das 21h de hoje, seis escolas do Grupo Especial entram na Avenida dispostas a quebrar essa escrita. Três delas são apontadas como favoritas que, aliás, desfilam em sequência: Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor. Tem ainda a Grande Rio, presença constante no Desfile das Campeãs e que está disposta conquistar seu primeiro título. Enquanto São Clemente e Império da Tijuca sonham em alcançar voos altos entre as grandes do Rio.
A primeira a desfilar é o Império da Tijuca. E fazer a Sapucaí tremer para se manter no Grupo Especial é a meta da escola, que volta à elite do carnaval carioca após 17 anos. Para isso, a verde e branca conta com a força de seu samba e com um enredo (“Batuk”) com o qual a comunidade do Morro da Formiga se identificou desde a escolha. A escola vai contar a influência da batucada africana na cultura brasileira, desde a religião até o folclore. Um dos carros lembrará o movimento do mangue beat e Chico Science. E quatro das alegorias terão sistemas de som próprios. Uma delas será a última alegoria, com DJ e um grupo de crianças especiais.
Num enredo tão sonoro, claro que a bateria terá papel primordial. Os ritmistas vêm com a fantasia Dádivas da Senhora do Rosário, com Laynara Teles como rainha. Vão representar a devoção a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, motivo principal da realização das congadas. Já uma das alas representará a Folia de Reis, e será formada por três grupos dessa tradição na comunidade da verde e branca, o Morro da Formiga: Folia Brilhante, Estrela do Amanhã e Estrela Guia.
Segunda a desfilar, a Grande Rio completa 25 carnavais com um enredo sobre Maricá e uma homenagem à cantora Maysa. A escola promete um desfile rico, o mais grandioso de sua história. O figurino do mestre-sala Fabrício, por exemplo, terá metais banhados a ouro, enquanto o da porta-bandeira Verônica terá 15 mil penas de faisões albinos, caríssimas. Só o tripé da comissão de frente terá mais de 30 metros de comprimento. A tecnologia será outro destaque. Pelo Facebook e Instagram, internautas podem enviar vídeos com a hastag #vaigranderio e verem suas imagens pararem num carro alegórico. Mas a escola também investirá pesado na comunidade: pela primeira vez, todas as fantasias serão doadas aos componentes.
A São Clemente vem logo em seguida. A escola contará a história das favelas cariocas, desde o surgimento do Morro da Providência até a efervescência cultural atual. E tudo com o bom humor inerente à escola de Botafogo. Num dos carros, o xodó do carnavalesco Max Lopes, será mostrado o churrasquinho na laje, com um banho de piscina de plástico no alto da alegoria. Favelas mundo afora também serão lembradas. Em referência às da Índia, um carro reproduzirá as imagens de trens abarrotados, com gente até no teto, que cruzam o país asiático. Em outra alegoria, o grupo Nós do Morro encenará a construção de barracos. E uma das apostas da escola é o carro do baile funk, com uma pista de dança que terá funkeiros famosos como a MC Marcelly.
A Estação Primeira conta com a estreia na verde e rosa da carnavalesca Rosa Magalhães, atual campeã do Sambódromo. Dona de seis títulos na Sapucaí, ela apresentará como enredo as festas brasileiras. E uma marca registrada dela aparecerá de novo: seus famosos anjinhos barrocos, que virão no carro que representará as festas do congado em Vila Rica. Um dos destaques do desfile deve ser o setor que abordará a Parada Gay: um grupo de bailarinos vai, literalmente, sair do armário durante a apresentação. O carnaval de 2014 também marca a volta de Carlinhos de Jesus à comissão de frente da agremiação. Enquanto, à frente da bateria, uma estreia: a rainha da comunidade Evelyn Bastos, que terá uma performance que promete ser uma das sensações do carnaval.
A quinta a desfilar é o Salgueiro, com outro campeoníssimo da avenida, Renato Lage, cantará a sustentabilidade, com "Gaia — a vida em nossas mãos" e um dos melhores sambas da safra. No segundo carro, a musa da comunidade, Claudinha Silva, desfilará grávida de oito meses, representando a Mãe Terra. No carro, a promessa é de surpresa. O desfile também marcará a volta da porta-bandeira Marcella Alves à vermelha e branca, após sete anos afastada.
Encerrando a noite, a Beija-Flor, num enredo sobre comunicação, em homenagem ao empresário da televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, promete vir diferente dos anos anteriores: o luxo vai dar lugar a uma escola mais despojada e com muita tecnologia. Na comissão de frente, por exemplo, um tripé será comandado com joystick. E o grupo ainda vai interagir com a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso. Na última alegoria haverá um globo de LED que exibirá imagens editadas pela própria equipe de Boni. Em outro carro, onde estarão astros da grandeza de Fausto Silva e Antonio Fagundes, mais telões de LED, com cenas históricas da televisão brasileira. Já o homenageado deverá vir à frente da bateria, vestido de Chaplin, personagem que também será representado pelos ritmistas da azul e branca.
Veja a ordem do desfile e os horários de cada escola:
1. Império da Tijuca
Desfile: 21h
Carnavalesco: Junior Pernambucano
Enredo: “Batuk”
2. Acadêmicos do Grande Rio
Desfile: a partir das 22h05m
Carnavalesco: Fábio Ricardo
Enredo: “Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”.
3. São Clemente
Desfile: a partir das 23h10m
Carnavalesco: núcleo criativo, com Max Lopes
Enredo: “Favela”
4. Estação Primeira de Mangueira
Desfile: a partir de 0h15m
Carnavalesca: Rosa Magalhães
Enredo: “A festança brasileira cai no samba da Mangueira”
5. Acadêmicos do Salgueiro
Desfile: a partir de 1h20m
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
Enredo: “Gaia — A vida em nossas mãos”
6. Beija-Flor de Nilópolis
Desfile: a partir de 2h25m
Carnavalesco: comissão de carnaval
Enredo: “O astro iluminado da comunicação brasileira”


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/escolas-campeas-entram-na-avenida-neste-domingo-11765654#ixzz2upcrUK56
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>